terça-feira, 8 de janeiro de 2013

De Mago e de Louco...


Não me considero um cara cético. Hoje em dia, quando usamos a palavra "cético", geralmente ela nos remete à alguém que não acredita em absolutamente nada sobrenatural. Então não, cético não. Mas eu sou do tipo "ver pra crer".

Bom, ultimamente eu vi algumas coisas que mexeram com as minhas verdades. E, aviso logo de cara, esse post não vai ter nada a ver com religião. Segue relato, até pra eu mesmo lembrar mais tarde:



Estava eu andando na rua aqui perto de casa quando me deparei com uma carta de baralho no chão. Ela tava ali jogada, virada pra baixo. Nada impressionante, afinal por aqui jogam todo tipo de lixo esquisito na calçada. Curioso como eu sou, virei. Era um 9 de Paus. Carta aleatória, nem me atiçou a curiosidade.



A vida continuou. Alguns dias depois, fui pra uma festa. Fiz cagada, deu o maior fuzuê. Uma experiência digna a seu próprio modo, mas ainda assim uma confusão. Não convém detalhar aqui pra não expor outras pessoas. No dia imediatamente após a tal festa, encontrei outra carta de baralho virada pra baixo, na calçada de uma outra rua também aqui perto de casa. Pensei "se for o 9 de Paus de novo, eu vou ficar muito bolado". Não era. Era o de Espadas. Mas foi o bastante pra eu ficar consideravelmente bolado mesmo assim. O bastante pra eu procurar o significado disso.



Chegando em casa, procurei sites de cartomancia no Google. Encontrei esse detalhamento simples do 9 de Paus:

NOVE DE PAUS — Agitação, envolvimento emocional
Esta carta prenuncia para o consulente o desenvolvimento de uma situação ligada a relações familiares e sociais. Ela não se refere ao amor, pois o relacionamento indicado pelo nove de paus envolve várias pessoas. (...) Se for seguido pelo nove de espadas, ela prepara o consulente para enfrentar muitas atribulações. Mas elas não serão insuperáveis, pois o nove de paus é sempre uma mensagem de realização.

Eu sou um cientista, pelo amor de deus. Eu teria dito que é só um golpe de azar, que é um texto vago e subjetivo que se encaixa com qualquer situação, que isso é história pra espantar gente impressionável. Eu teria dito tudo isso, se a descrição não terminasse com a exata ocasião de a carta aparecer no tabuleiro seguida pelo 9 de Espadas. Isso já é coincidência demais. Me deixou encucado. Encucado o bastante pra tomar cuidado nas próximas aglomerações de pessoas em que eu participei. Natal e Ano Novo em família, principalmente.

O Natal e o Ano Novo foram ótimos, obrigado. Se isso é porque as cartas me ajudaram a evitar uma tragédia ou porque minha família é um amor por natureza, já não importa mais.

Mas a história não acaba por aí. Se acabasse assim tava muito fácil.

Hoje, poucos dias depois do ano novo, estava arrumando uma gaveta pra todas as cartas e pequenas lembranças que eu guardo comigo. Quando, hei que pra minha surpresa, uma carta de baralho virada pra baixo. Eu devo ter guardado porque ela deve significar alguma lembrança pra mim, mas agora não lembro mais o que era. Penso com meus botões "Ma puta que o pariu", respiro fundo e viro a carta. Curingão.




Demorou pra eu achar um site que dissesse o simbolismo do Curinga, porque aparentemente a cartomancia do baralho comum geralmente o exclui. Acabei encontrando um com uma explicação bastante detalhada, mas vou colocar aqui só uma pequena parte:

Simbolismo prático - Significa um potencial latente que cada um de nós possui, e que pode ou não se manifestar ao longo de nossas vidas. Pode parecer a princípio um sinal de ingenuidade, candura ou até mesmo pura palhaçada, mas as surpresas são uma qualidade inerente a esta carta.

Agora, quem lembrar do fim da última previsão que eu tinha lido ganha uma estrelinha.

(...) Mas elas não serão insuperáveis, pois o nove de paus é sempre uma mensagem de realização.

Creio que não tô forçando a barra quando digo que dá pra ver alguma relação aqui.

Uma situação inusitada é uma coincidência. Meia dúzia de coincidências já vira sacanagem. Eu teria que ser cego pra não ver um sistema se formando aí. A história poderia acabar aqui, né? Poderia, mas não acabou não.

Intrigado por todo esse lance de cartas aparecendo espontaneamente por todos os cantos pra falar sobre a minha vida, me senti inspirado pra fazer uma capa do Curinga pro meu perfil do Facebook. Inofensivo, certo? Certo. Escrevi "cards" em um site de imagens. Apareceu uma de tarot que me deixou particularmente curioso. Era bonita e, apesar de já ter visto um baralho tarot antes, eu não me lembrava dela. O Tolo.



Pesquisei sobre O Tolo. Aparentemente, ela deu origem ao Curinga do baralho comum. Nada sobrenatural aí, a semelhança é visível.

Cada carta de tarot tem uma gravura bem específica com um conjunto de fatores com simbolismos próprios. O Tolo não é exceção. Encontrei o simbolismo dele no Wikipedia mesmo, mas em inglês. Segue uma gravura mais fiel à original e uma tradução livre:




O Tolo é o espírito em busca de experiência. Ele representa a sabedoria mística do abandono da razão dentro de nós, a habilidade infantil de nos sintonizar às maquinações internas do mundo. O sol brilhando atrás dele representa a natureza divina da sabedoria e exuberância do Tolo, a 'loucura sagrada' ou 'sabedoria louca'. Nas suas costas estão todas as possessões que ele pode precisar. Em sua mão há uma flor, mostrando sua apreciação pela beleza. Ele é frequentemente acompanhado por um cachorro, às vezes representado como seus desejos animais, às vezes pelo chamado do 'mundo real', mordendo seus tornozelos e o distraindo. Ele está completamente despreocupado a despeito de estar à beira de um precipício, aparentemente à um passo de cair. Uma das chaves da carta é o paradigma do precipício. O Tolo é ao mesmo tempo o começo e o fim, a sabedoria e a loucura, o existir e a inexistência.

Acabou que me familiarizei bastante com o Tolo, gostei dele.
No fim das contas o tarot me encontrou, então eu vou aprender. Começando com um livro e um baralho. Vamo ver no que que dá.

5 comentários:

Bruno Santana disse...

Quando aprender, vc joga o tarot pra eu, online?

Gam disse...

Se não tiver nenhuma regra sobre a pessoa estar na minha frente, jogo sim. x)

Só pra constar, agora de manhã encontrei mais três cartas na calçada. O Curinga de novo, o 9 de Copas e o 5 de Ouros. Nessa ordem. Já encomendei meu livro.

Cayque Rodirgues disse...

SDDS POSTAGENS.

Anônimo disse...

Foi uma honra ser sua 1ª cobaia! (:

Rainha de Copas

Aline Fraenkel disse...

Mas isso dá um conto de suspense! Vou me utilizar da sua história, tudo bem? hahaha