quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pequenos tesouros

Eu fazia ninjutsu. Meu sensei, um armário que já passou por um monte de coisa, disse algo interessante logo no primeiro dia de treino.
"A sabedoria está na forma de pequenos tesouros escondidos em toda a parte. Durante a vida, você tem que estar sempre atento pra não deixar esses tesouros escaparem da sua vista."
Eu já sabia disso na hora. Mas é sempre bom ouvir de uma pessoa experiente.


Semana passada eu ia voltar pra casa e comer alguma coisa rápida na frente do computador. Esse seria meu almoço, mas meus planos foram mudados.
Parei pra bater um papo com o Mateus e logo eu estaria lá sentado na calçada com ele almoçando marmita com colheres de sorvete. Com colheres de sorvete porque eu esqueceria de trazer os talheres de plástico do restaurante, pasme só.

Mas o que eu vou relatar aconteceu antes de eu decidir comprar o almoço dele.
Estávamos conversando embaixo de um sol desgraçado. Ele já alcoolizado, como o esperado. Eu resolvi comprar uma coca-cola pra cada, mas ele preferiu um suco de limão.

Quando dei o suco pro Mateus, ele agradeceu a seu modo. Foi basicamente do mesmo modo que agradece à pessoas que dão esmolas pra ele:

- Deus te abençoe!

Isso me deixa meio encurralado. Eu não me sinto a vontade quando pessoas crentes disperdiçam suas bençãos em mim, dada a minha descrença. Minha criação religiosa ainda me persegue, afinal de contas.

- Ora... Nem precisa disso. - Eu tentei me esquivar sem precisar dizer que era ateu. Essas coisas geralmente culminam em tentativas de conversão.
- Ué, mas como assim não precisa disso? - Ele falou rápido, daquele jeito de velho bêbado.
- Ah, foi pouca coisa. Não é pra tanto, né?
- Ora, mas Deus não pode abençoar por qualquer coisa?
- Bom... Sim. - É, pode mesmo. Já me ensinaram isso no fundamental.
- Ora, mas qualquer coisa e pouca coisa é a mesma coisa!

Putz, isso foi profundo. E ainda mandou um daqueles "AHÁ!" como se tivesse me pegado dessa vez. E pegou mesmo.
Pequenos tesouros escondidos em toda a parte. Quem diria?

Nenhum comentário: